Sendai Kamotsu

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Razão do nome NIGHTMARE



Não sei se alguma vez vocês já se perguntaram o porquê do nome da banda
ser Nightmare. Não sei se eles ja explicaram isso em alguma revista ou
entrevista, mas refletindo nas letras de grande parte das músicas creio
que consegui perceber a real intenção do nome. É claro que no início
eles podem ter escolhido "Nightmare" apenas por ser um nome impactante -
é sempre uma boa idéia pensar nisso, mas com o tempo o nome pode ter
tomado o significado que tem hoje, ou talvez, desde o início a intenção
era a mesma.


Isso não é um sonho
Isso não é um filme
O
mundo que está cercado por grossas mentiras
O mundo que está
cercado por espessas nuvens
Alguém tem que acabar
Um dia, isso
tem que acabar

Caos
Dor
Mentira
Ódio
Tristeza
Ciúmes
Raiva
Armadilha
Separação
Negatividade
Solidão
Guerra
Abuso
Calúnia
Trevas
Tragédia
Violência
Mal
Pecado
Negação
Inveja
Crime
Raiva

Algum dia nós poderemos alcançar um
mundo sem isso
Algum dia nós poderemos alcançar o mundo onde
todo mundo poderá sorrir
A noite mais escura ainda terá um
nascer do sol
Superando esse “pesadelo”

Essa é a letra de Eleven. Notaram a frase final?

O
principal traço das letras da banda é a contestação. Embora algumas
(não tão poucas, pois a banda tem muitas músicas)  fujam da regra - as
que falam mais de amor, por exemplo - em sua grande maioria as músicas
criticam nosso mundo, sociedade, atitudes, pensamentos... Mas não apenas
isso: Elas parecem tentar trazer uma mensagem mais profunda... Os
títulos dos "Gianizm":

A
Ferida ~ Menino Terrorista ~
DOR
DESASTRE
MORTE
ERRO
ACEITAÇÃO
REPREENSÃO
P
UNIÇÃO
INVESTIGAÇÃO
PARAÍSO

Não vou colocar as letras de cada uma, mas o pessoal que quiser ler pode dar uma olhada no tópico com as traduções.
Vejam esse trecho de Criminal Baby:

"Diga se o amanhã não irá nascer.
Eu estou sendo engolido pela escuridão da eternidade...
Nos últimos momentos do mundo,
eu quero saber que tipo de palavras eu vomitarei.

As estrelas desapareceram do céu manchado.
Flutuando afastado, o passado incontável.
Após o sacrifício, a Terra destruída
resultará em um cenário repleto de feridas.

Então apenas um pouco, um pouco mais. Gritos brandos
dançam fora da minha arca e são engolidos pela brisa da noite.
Eu não posso amar novamente no começo do fim.
Eu sinto sua falta. Um egoísta que não pode ser salvo.
Tristeza na noite tranquila..."

E agora Ochiwa:

"Não posso ter nenhum desejo nem nenhuma esperança, mas um sonho "prometido"...
Um dia abrirei seguramente os meus olhos.

As minhas mãos estão segurando essas asas e não posso voar com elas ainda,
portanto somente caminho agora, mas eu estou seguro de que um dia o vento soprará
e serei capaz de voar para longe."

Para finalizar, a música que encerra a maioria dos shows:

STAR[K]NIGHT:

"Quando estendo a minha mão neste céu noturno,
não posso tocar essa miragem.
As asas das minhas costas foram rasgadas.
Sem elas não posso voar para o passado.

Persegui a liberdade à procura de um sonho.
Balanços de um vento passageiro.

A coisa que você perdeu naquele tempo,
tornou-se uma estrela do céu noturno, lá adiante.
Os rostos molhadas são secos agora,
porque enfim posso agitar-me.

Eu ando com um coração só meu.
Suportando a dor para viver.

Isto vive nas profundezas do meu coração.
Apago a tristeza e isto vai embora.
Perfurando o vazio céu noturno,
onde se é capaz de voar para sempre. "

Bem, daria pra colocar uma série de outras músicas que passariam bem essa minha idéia, mas com essas já consigo explicar.

O
nome NIGHTMARE parece referir-se a situação em que vivemos no mundo, ou
seja, nossa vida não passa de um pesadelo. Dessa forma, o nome reflete a
base do pensamento da banda: A realidade em que vivemos é como um sonho
amedrontador, do qual dificilmente conseguimos sair... Um pesadelo
criado pela própria sociedade humana.


Muitast músicas tentam
mostrar não só esse terror, mas também procuram transmitir meios de
resistir, se rebelar e até mesmo superar todo esse caos. Além disso,
como nos trechos que postei, existe a crença no que acontecerá após tal
superação:

"A eternidade onde pode-se voar para sempre..."

Dessa forma, temos uma linha para as idéias do Gianizm:

O menino terrorista = O rebelde, a pessoa que quer sair do pesadelo.

Erro,
dor, desastre, morte = Estado atual do mundo. Principais traços do
pesadelo. O rebelde tenta lutar contra essa situação e resistir ao longo
da luta.

Investigação, repreensão, punição = Julgamento do mundo
e das pessoas. Fase final do pesadelo, com a punição de todos os que
merecerem.

Aceitação = O rebelde entende tudo o que aconteceu. Os motivos, as razões... Enfim, ele aceita a sua existência.

Paraíso
= Superação do pesadelo. Vitória de todos os rebeldes que permanceram
firmes nas lutas sem se deixarem levar pela mácula do mundo, atingindo
um grau onde podem estar no "paraíso".

Independente de qualquer
conotação religiosa, e de como seria tal eternidade e paraíso, a forma
como eles ilustram o mundo e procuram nos passar um ideal de esperança
apenas contribui para valorizar ainda mais um trabalho tão fantástico
que essas 5 pessoas têm feito através desses anos.

Não só adoro a
melodia, a forma como tocam e cantam, mas também me identifico com
essas ideias que fazem com que cada música seja muito mais do que apenas
música: Sejam uma história, uma mensagem, um alerta, um ideal, uma
lição.

Minna san a pessoa que escreveu esse texto é um fã da banda que autorizou que publicássemos o texto que fez. Caso queiram entrar em contato com Patrick

Nenhum comentário: